quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Militantes usam Web para treinamento online, dizem especialistas

A Internet tornou-se uma importante ferramenta de ensino para os militantes islâmicos, que a estão usando para instruir recrutas em campos de treinamento online, disseram especialistas em crime e segurança na quarta-feira.
Gabriel Weimann, especialista em segurança israelense e professor da Universidade de Haifa, em Israel, e da Universidade de Mainz, na Alemanha, disse que os militantes costumavam conduzir todo o seu treinamento em campos secretos localizados em países como o Afeganistão.
"Agora eles se reúnem no ciberespaço", disse Weimann em conferência sobre a segurança na Internet, na sede da polícia federal alemã (BKA).
Ele afirmou que sites e salas de chat são usados por grupos islâmicos militantes como a Al Qaeda não só para disseminar propaganda como para propósitos educacionais.
"Eles ensinam as pessoas a se tornarem terroristas, online", disse Weimann. "A Al Qaeda lançou um site com informações práticas sobre como usar armas, executar um sequestro e fabricar bombas usando fertilizantes."
Os insurgentes iraquianos também estão usando imagens de satélite disponíveis para o público no site Google Earth a fim de localizar alvos para seus ataques, disse Weimann.
Outro aspecto perturbador do cibertreinamento é que crianças podem ficar expostas a idéias islâmicas militantes disseminadas pela Internet.
Weimann, que vem estudando o uso de sites pelos militantes há quase uma década, exibiu imagens de um vídeo veiculado na Internet que mostrava crianças reproduzindo como brincadeira a decapitação de Nicholas Berg, um empreiteiro norte-americano que trabalhava no Iraque.

Nenhum comentário: